Os resíduos gerados durante o Acampamento Farroupilha irão incrementar a renda de famílias carentes de Porto Alegre que vivem da reciclagem de lixo. O volume na edição 2008 do evento soma, até o momento, 146 toneladas, volume que poderá aumentar, já que o trabalho dos funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) seguirá até o final de semana, prazo final para a desmontagem dos galpões no Parque da Harmonia.
Neste ano, pela primeira vez, o evento contou com o sistema de coleta seletiva nos piquetes. O material irá para as 14 unidades de triagem cadastradas. A limpeza geral do parque é feita pela equipe de varrição e pela coleta do lixo orgânico. Com a coleta seletiva, o volume de resíduos recolhidos ficou em 4,2 toneladas. 'O objetivo maior era a divulgação do sistema', diz o supervisor de Operações do DMLU, Adelino Lopes Neto.
A coleta seletiva foi reforçada com palestras e visitas aos piquetes para explicar a importância do sistema. A venda de lenha também beneficiará comunidades carentes. Uma novidade deste ano foi a instalação de um posto de entrega de óleo de fritura no galpão do DMLU.
(Correio do Povo, 23/09/2008)