Quando o empresário Guido Oscar Horn idealizou a residência de mil metros quadrados na chácara da família, em Caxias do Sul, há mais de duas décadas, pensou nos momentos de lazer com a esposa, Maria de Lourdes, e as quatro filhas. A partir do dia 25 de setembro, a casa grande, como é chamada a construção principal dos treze mil metros quadrados da Villa Horn, comportará boa parte dos 43 espaços da quinta edição da Mostra Casa&Cia Serra. Voltados para o tema Arquitetura Sustentável – O Futuro Pode Ser Limpo, os ambientes são inspirados na exuberante área verde da propriedade.
– A beleza da Villa faz um convite à contemplação. Teremos nos espaços abertos a marca desta edição. Serão oito ambientes externos – revela Cristina Mioranza, da C2 Arquitetos, escritório responsável pela coordenação da mostra.
Entre os arquitetos envolvidos nos projetos dos espaços, cuidados com a sustentabilidade são tratados desde a obra, como reciclagem de lixo, até propostas que envolvem água, a exemplo dos spas. Madeiras de florestamento compõem estruturas como pérgolas.
Para ampliar o passeio, aberto ao público até o dia 9 de novembro, uma área de 300 metros quadrados comportará, além de recantos de apoiadores, um Bistrô funcional.
(Zero Hora, 23/09/2008)