O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) continua atento à limpeza do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) na desocupação do espaço pelos 386 piquetes do Acampamento Farroupilha deste ano. De 1º a 20 de setembro, a Divisão de Limpeza e Coleta (DLC) retirou do local 142 toneladas de lixo orgânico e 4,2 toneladas de lixo seletivo. "A estrutura para separação do lixo foi uma novidade que implantamos agora e deverá crescer nos próximos anos", diz o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
Para que todos os piquetes se conscientizem da importância de separar o lixo orgânico do lixo seco, é preciso um trabalho de educação ambiental. "Muitas vezes, 30 ou 40 pessoas separam o lixo seletivo e apenas uma, até distraída ou inconscientemente, joga erva-mate junto. Pronto: o lixo seco fica contaminado e tem que ir fora todo o trabalho daquela maioria", explica Adelino Lopes Neto, supervisor de operações.
Nos 20 dias em que esteve junto ao Acampamento Farroupilha, o Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) recebeu 967 pessoas (70% crianças) no piquete do DMLU (média de 50 por dia), que escutaram sobre a importância econômica e ambiental da segregação do lixo, formas de reaproveitamento e possibilidades de reciclagem. E o posto da associação que gere a Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro vendeu 91 metros cúbicos de lenha.
(Prefeitura de Porto Alegre, 22/09/2008)