Na cidade de Porto Alegre (RS) três projetos não deram certo na área do lixo. Vamos lembrar: o “Projeto da Incineração de Lixo”, o “Projeto da Unidade de Triagem, Central de Comercialização e Usina de Beneficiamento de Plástico” e a “Central de Tratamento de Resíduos de Saúde”.
O primeiro: durante o governo municipal do então prefeito Olívio Dutra (PT), em Porto Alegre, lá pelo ano de 1991, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tentou implantar um incinerador de lixo. Os equipamentos nunca foram instalados. Hoje ninguém sabe onde está o que sobrou do incinerador. Há alguns anos esses equipamentos estavam atirados em uma garagem do DMLU na zona sul da capital gaúcha.
O segundo: o “Projeto da Unidade de Triagem, Central de Comercialização e Usina de Beneficiamento de Plástico” envolveu dinheiro público do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre na construção de um prédio no Distrito Industrial da Restinga e na instalação de máquinas e equipamentos. Parte das máquinas e equipamentos foram roubados. O pavilhão da usina de beneficiamento, com uma placa indicativa do Programa Municipal de Reciclagem em sua fachada, estava ainda no início da atual administração totalmente abandonado. E pensar que o DMLU chegou a receber o “Prêmio Top de Ecologia”, uma distinção da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil (ADVB) pelo projeto Usina de Beneficiamento de Plástico do Distrito Industrial da Restinga.
O terceiro: a “Central de Tratamento de Resíduos de Saúde” teve uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com a empresa Cavo Serviços e Meio Ambiente S/A. O Município de Porto Alegre cedeu o terreno no Distrito Industrial da Restinga. A empresa Cavo construiu um pavilhão em cima do terreno da prefeitura, instalou máquinas e equipamentos e iniciou o tratamento do lixo advindo dos estabelecimentos da rede de saúde do município. Logo, logo, a Cavo acabou encerrando as suas atividades nessa central de tratamento no Distrito Industrial da Restinga, em Porto Alegre.
(Máfia do Lixo, 20/09/2008)