Ontem, dia 21 de setembro comemorou-se o Dia da Árvore. A data teve por objetivo estimular a sociedade a refletir sobre a conservação da natureza e preservação das matas.
O momento também é propício para plantar árvores que um dia nos darão sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Essa foi a ação desenvolvida pelo 3ºRC Mec na manhã de ontem. Uma solenidade marcou oficialmente o início da campanha que está sendo realizada pelo Exército Brasileiro envolvendo também todas as unidades militares de Bagé.
Com a presença do administrador do Aterro Sanitário da cidade, Paulo Thomas, de estudantes e professores representantes das escolas Silveira Martins, Felix Contreiras Rodrigues e José Gomes Filho, foi feito o plantio simbólico de 13 mudas.
De acordo com o Oficial de Comunicação Social do Mec, Tenente Vidarte, ao todo serão plantadas 3.500 mudas de diferentes espécies como acácia, eucalipto, nativas entre outras. A campanha está sendo realizada em parceria com a Prefeitura que cedeu as mudas, que com o apoio do exército, serão plantadas no aterro sanitário.
Na ocasião o Comandante do 3º RC Mec, Jorge Fontes salientou a importância do ato que além de ajudar o meio ambiente também tem o caráter educativo. “Esperamos que as próximas gerações possam usufruir os frutos dessa sabedoria.” Ele salientou que nas áreas de combate a natureza também atua como aliada fornecendo proteção, camuflagem e alimento.
Origem da data
A primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população.
O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 22 de setembro.
(Minuano, 22/09/2008)