Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Acre continuaram, na quinta-feira (18/09), com as entrevistas aos servidores da extinta Sucam, atual Fundação Nacional de Saúde – Funasa, que sofreram contaminação pelo pesticida Dicloro Difenil Tricoloroetano, ou como é mais conhecido DDT. Após realizarem uma sessão com foco no tema, agora os parlamentares começaram a visitar as vítimas que residem no interior do Estado.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Walter Prado (PSB), o objetivo é dar mais conforto aos enfermos, além de garantir que cada caso seja avaliado e levado à Brasília onde a Bancada Federal deverá tomar providências. “Trabalhando para salvar vidas, essas pessoas acabaram colocando a própria saúde em risco, porém nunca tiveram atenção devida do Poder Público, nada mais justo agora, que reparemos esse erro”.
Conhecido como o primeiro pesticida moderno, o DDT começou a ser difundido após a Segunda Guerra Mundial para combater principalmente os mosquitos transmissores de malária e tifo. Durante a década de 70 descobriu-se que a exposição ao DDT poderia causar danos ao organismo humano resultando em várias doenças, como câncer, diabetes e hipertensão. Apesar disso, a substância só passou a ser proibida no Brasil em 1985.
Além de Prado, fazem parte da comitiva, os deputados Donald Fernandes (PSDB) e Idalina Onofre (PPS). O grupo já visitou os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro devendo ir nesta quinta às cidades de Senador Guiomard, Capixaba e Xapuri, sendo que na sexta irão a Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.
Fernandes adiantou que todo o material colhido pela Comissão será transformado em um relatório incluindo laudos médicos comprovando o envenenamento pelo DDT e depoimentos de vítimas que ainda estão doentes e familiares daqueles que morreram em decorrência da contaminação. “Esse trabalho, porém, não deve ser apenas do Parlamento, é preciso unir todas as instituições do Estado para amenizar a dor dessas pessoas”.
(Por Yuri Marcel, AL-AC, 18/09/2008)