Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê aumento de temperatura na Amazônia de até 2 graus Celsius de 2010 a 2040, com uma redução de chuvas de até 10%, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Amazonas.
A pesquisa foi encomendada pela Vale, com o objetivo de obter informações do Maranhão e do Pará, área de concentração das atividades da mineradora, para planejar a sustentabilidade ambiental e sócio-econômica das suas atividades, como também oferecer dados para o planejamento de políticas públicas.
Segundo a pesquisa, estas mudanças poderão, até o fim do século 19, resultar na transformação de toda a área que vai do leste do Amazonas até o Maranhão em uma região semi-árida com vegetação rala, semelhante à savana da África.
EstudoO estudo tomou por base observações de 36 estações meteorológicas e combinou modelos regionais com os critérios de avaliação adotados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) das Nações Unidas.
Foram utilizados dois cenários: o primeiro constatou que as emissões de carbono pela atividade humana passam das atuais 380 partes por milhão (ppm) para 620 ppm em 2010 e o segundo mostrou que estas saltam de 380 para 850 ppm.
TemperaturaDe acordo com as projeções, a temperatura do estado do Maranhão pode subir de 4,5 a 6 graus Celsius até o fim deste século e o índice pluviométrico baixar de 1,5 a 1 milímetro por dia (no cenário de maiores emissões, chove mais), quadro este que pode ser agravado com o desmatamento e as queimadas.
O estudo custou de R$ 1,5 milhão e está dividido em três etapas, sendo esperado para as duas próximas a especificação das conseqüências das mudanças climáticas sobre os vários aspectos da vida na região, incluindo agricultura, saúde e outros. A conclusão dessas etapas está prevista para daqui a seis meses e a um ano.
Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro.
(
Diário do Amazonas- JK, 21/09/2008)