O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, designou hoje dois novos enviados especiais para as alterações climáticas, o antigo Presidente do Botswana, Festus Mogae, e o antigo ministro macedónio dos Negócios Estrangeiros, Srgian Kerim.
Estes dois responsáveis, que terão um mandato de um ano, juntam-se a outros dois enviados especiais para as alterações climáticas: o antigo Presidente do Chile, Ricardo Lagos, e o antigo primeiro-ministro norueguês, Gro Harlem Brundtland.
“O seu papel será ajudarem o secretário-geral nas negociações com os chefes de Estado e de Governo, bem como outros agentes, para facilitar o progresso das negociações multilaterais sobre alterações climáticas”, informa a ONU, em comunicado.
A próxima ronda de negociações, no âmbito da Convenção Quadro da ONU para as Alterações Climáticas realiza-se na cidade polaca de Poznan, em Dezembro, antes da conferência decisiva de Copenhaga, Dinamarca, no mesmo mês. Ban Ki-moon espera que os enviados especiais possam ajudar a chegar a um acordo “ambicioso, abrangente e ratificável” que suceda ao Protocolo de Quioto, que expira em 2012.
Festus Mogae, que foi Presidente do Botswana de 1998 até ao início deste ano, tem uma vasta experiência em Economia e planeamento. Srgian Kerim foi presidente da Assembleia Geral da ONU, 62ª sessão, e orientou três debates temáticos sobre alterações climáticas.
(Ecosfera, 21/09/2008)