A primavera em Santa Cruz do Sul chega neste domingo acompanhada da lembrança de quanto é importante a preservação do ambiente. Neste 21 de outubro, data em que, no Hemisfério Sul, entra a estação mais florida do ano, também é comemorado o Dia Mundial da Árvore.
No município, um evento promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) vai levar um pouco da preocupação com a natureza até a população. E para que a importância da conscientização fique mais evidente, o local foi escolhido a dedo: o Parque da Gruta.
Em meio à natureza serão promovidas atividades com o objetivo de estimular a prática da consciência ecológica e a qualidade de vida da comunidade santa-cruzense. A programação começa às 10 horas e segue até o fim da tarde, com oficinas educativas e atividades físicas e de recreação, além de trabalhos educativos.
Estão previstas três oficinas: Água é vida; Trilha ecológica e Superando limites, todas se utilizando da diversidade natural do Parque da Gruta. Para as crianças, o Sesi vai montar a Cidade dos Brinquedos, um espaço de recreação com cama elástica, balão inflável, tobogã gigante, piscina de bolinhas e muro de escalada.
Junto à fauna e flora da Gruta também será montada uma exposição de projetos e trabalhos de preservação do ambiente. Já as atividades físicas ao ar livre vão incluir caminhadas pela mata e rapel. Para participar dessas os interessados deverão se inscrever no local. Os monitores serão acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), da disciplina de Esportes de Aventura.
A entrada no evento será gratuita e ainda haverá distribuição de mudas de árvores e folhetos informativos sobre ações de educação ambiental. Mais informações sobre o Dia da Árvore no Brasil podem ser obtidas no site.
(Gazeta do Sul, 21/09/2008)