A Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, desenvolve projeto de identificação da flora nativa. O bosque escolar, com mais de 300 árvores, tornou-se objeto de estudo dos alunos. Desde 2005, quando teve início o EcoPoli, eles identificaram 240 delas, de 58 espécies distintas.
O estudo do meio ambiente instiga o aluno a interessar-se pelo tema e, ao mesmo tempo, cria uma conscientização de preservação, explica a professora Lúcia Zottis. A teoria é passada em sala de aula, e o bosque proporciona o conhecimento prático. Os alunos aprendem a conhecer espécies, com a preocupação do cuidado ambiental sempre presente.
Turmas do 2º e 3º ano do ensino médio participaram, nos últimos três anos, de atividades de identificação, confecção e fixação das placas, pesquisa sobre cada espécie e sistematização em sala de aula. Em junho deste ano, alunos do 3º ano relataram a experiência em evento científico na Unijuí, em Santa Rosa. 'Além de trabalhar a teoria e a prática juntas, aproveitamos a biodiversidade vegetal que temos na escola para realizar este trabalho', enfatiza Lúcia. 'Devemos não só preservar, mas ter um acompanhamento de atividades que defendam o meio ambiente. O projeto é uma experiência muito produtiva', avalia a estudante Fernanda Winck, do 3º ano.
O processo de identificação das árvores foi finalizado no primeiro semestre de 2008 e teve a participação do engenheiro florestal Émerson Sichinel. Conforme a professora Lúcia, a intenção agora é ampliar as aulas práticas no bosque, para que os alunos conheçam mais de perto os tipos de vegetais existentes na escola.
(CP, 21/09/2008)