Neste dia 22 de setembro se realiza mais um Dia Mundial Sem Carro. O movimento, que começou na Europa em 1998, já se espalhou por todos os cantos do mundo. No Brasil, a data é comemorada desde 2001. A idéia é conscientizar a população para os problemas que o aumento de automóveis nas ruas pode prejudicar a saúde de todos. O objetivo principal, portando, é estimular as pessoas a usarem outros meios de transporte. Vários municípios dos estados brasileiros irão aderir à ação neste ano e, simultaneamente, realizar atividades para marcar a data e levar as questões à sociedade.
Premiação
Durante o Seminário “Na cidade sem meu carro”, que acontece no dia 22 de setembro de 2008, no Ministério das Cidades, em Brasília, o Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, irá anunciar a realização do I Prêmio de Experiências Exitosas em Mobilidade Urbana, com o objetivo de premiar boas práticas em Mobilidade Urbana.
Poderão participar da seleção os municípios, estados e o Distrito Federal que tenham projetos ou experiências promissoras na questão da interação da circulação humana e a cidade, que demonstrem melhoria na qualidade de vida da população. As melhores experiências receberão o “Selo da Mobilidade Cidadã”, uma marca que será concedida pelo Ministério das Cidades aos vencedores do Prêmio.
Bicicletas pelo mundo
Também como parte da programação da “Jornada Na cidade sem meu carro” estará aberta a exposição fotográfica “Bicicletas pelo Mundo”, que circulará pelo país, em uma iniciativa inédita, através de uma exposição itinerante. A proposta é levar a utilização da bicicleta em outros países, na tentativa de conscientizar a população brasileira sobre as vantagens deste meio de transporte.
(ClicRBS, 21/09/2008)