Blumenau é um dos municípios que aderiu à Lei 6.422, de 2004, que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses. Sendo assim, o Circo Bremer, que iniciou temporada de shows na cidade na desta sexta-feira, não terá nenhuma apresentação com animais.
A temporada blumenauense de espetáculos começa e, enquanto a trupe estiver no município, os bichos estarão de férias. O descanso, forçado, é garantido pela Lei 6.422, de 2004, que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses no município.
Entre os 36 animais que fazem parte do elenco permanente do circo, há camelos, lhamas, pôneis, cavalos, avestruzes, tigres e outras espécies. Durante as duas semanas em que o grupo permanecer em Blumenau, os bichos vão descansar e 60 artistas vão subir ao picadeiro para se apresentar ao público.
O gerente geral do circo, Jonas Santos, adianta que nem a visita aos animais será permitida, pois a lei também veta a exposição.
- Infelizmente será assim. Todos os artistas adoram se apresentar com os bichos, mas como aqui não é possível, adaptamos o show e nos apresentamos com as pessoas - afirma Santos.
Ele explica que o espetáculo, com duas horas de duração, passa por algumas mudanças quando não há possibilidade de utilizar os animais. E o público, principalmente as crianças, sente falta dos bichos nas apresentações, garante o gerente do circo. Aqui, os pequenos terão de se contentar com o globo da morte, trapezistas e palhaços.
Segundo Santos, todos os animais nasceram no circo e assim como os artistas, integrantes de seis gerações que cresceram sob a lona, fazem parte dos 86 anos da história do grupo.
Como nos próximos municípios por onde o Circo Bremer vai passar, durante a temporada catarinense, é permitida a participação dos animais nas apresentações, eles permanecerão junto com a trupe, num espaço reservado ao fundo do picadeiro e nas jaulas.
(Clic RBS, 20/09/2008)