Quatorze pessoas morreram por causa das inundações que afetam centenas de milhares de residentes em 36 províncias das 76 que formam a Tailândia, informou o jornal "The Nation". As últimas vítimas fatais das quais informou o Ministério do Interior são uma criança de 8 anos e sua avó de 65, na província de Chaiyaphum, a cerca de 340 quilômetros ao norte de Bangcoc.
O número de pessoas afetadas em Chaiyaphum, onde o nível da água alcançou 2 metros de altura, chega a 165.757, de acordo com o citado Ministério. A catástrofe afeta também outros 274.194 habitantes de Maha Sarakham, capital da província do mesmo nome, no nordeste da Tailândia.
O secretário permanente do Departamento de Saúde, Prat Boonyawongwiroj, disse aos jornalistas em Bangcoc que têm 53.946 pessoas doentes, 27% com gripe e 15% com diarréia.
Os ministérios de Agricultura e Obras Públicas não divulgaram por enquanto números aproximados do total do dano causado aos cultivos e às infra-estruturas. A Tailândia sofreu chuvas torrenciais ininterruptas desde o dia 11 de setembro até esta sexta-feira, por causa da estação das monções.
(EFE, G1, 21/09/2008)