Neste sábado, a Feira dos Agricultores Ecologistas celebra o início da primavera com a temática "flores e sementes". Na próxima segunda-feira, os raios do sol chegam com a mesma inclinação em toda a superfíce do planeta azul. Esse fenômeno é chamado de equinócio e marca, em setembro, o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte.
Devido à maior intensidade de luz e calor, a natureza desperta e vem a época de florir e semear. Flores podem ser utilizadas como alimento? Qual o valor e a importância das sementes na alimentação humana?
A partir das 9:30h a nutricionista da FAE, Herta Karp Wiener, faz uma degustação de flores comestíveis, mostra como as sementes devem ser utilizadas para uma melhor digestão e distribui receitas. Os freqüentadores da feira podem encontrá-la na Banca Central, próxima ao caldo-de-cana, na primeira quadra da rua José Bonifácio.
Se as condições metereológicas permitirem, o Palco da Feira recebe três convidados entre 10h e meio-dia. A agrônoma Cláudia Bos Wolff fala dos alimentos típicos da nova estação. Pedro José Lovatto discorre sobre a produção e manejo das frutas do bosque, principalmente as que começam a amadurecer a partir de agora. Finalmente, Lorita Rossi, da banca dos chás, explica a simbologia da primavera e o comportamento do corpo humano nessa época do ano, segundo conhecimentos da medicina chinesa.
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece nas manhãs de sábado na primeira quadra da rua José Bonifácio em Porto Alegre. A cada nova estação, nos solstícios e equinócios, são desenvolvidas atividades para reconectar as pessoas aos ciclos da Terra.
(Por Cláudia Dreier, texto recebido por E-mail, 20/09/2008)