A agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos (FDA), que está preparando a liberação comercial de gado transgênico para a produção de alimentos, publicou uma proposta para tratar estes animais como organismos não modificados, mas que apenas foram tratados com uma nova droga.
Empresas que produzem animais transgênicos para produção de alimento terão de passar por um processo de aprovação que leva em consideração segurança alimentar e ambiental e eficiência do produto, segundo autoridades da FDA. De acordo com Larisa Rudenko, conselheira de biotecnologia do centro de medicina veterinária da FDA, o que determina a qualidade da carne ou do leite é a saúde do animal, e não o fato dele ter sido ou não modificado geneticamente.
Ela acrescentou que há milênios, os humanos confiam nos alimentos derivados de animais saudáveis. 'Um animal saudável costuma produzir alimento saudável.' A FDA também irá examinar a composição do alimento produzido a partir de animais transgênicos para garantir que ele não é diferente.
(CP, 20/09/2008)