A experiência francesa de incentivo à sustentabilidade em empreendimentos imobiliários foi detalhada ontem pelo arquiteto e assessor do Ministério da Habitação da França, Jean Claude Laisné, durante o Seminário França-Brasil de Alta Qualidade e Sustentabilidade na Construção Civil. O evento foi uma realização do Sinduscon/RS, em uma parceria com com a Associação Rio-Grandense dos Estagiários na França e com o governo francês.
Segundo Laisné, a França utiliza há mais de dez anos procedimentos de alta qualidade ambiental em projetos de urbanização e construção habitacional no segmento econômico. Ações na área energética, de reutilização da água da chuva e resíduos integram o projeto de sustentabilidade ambiental. O objetivo do seminário é usar a experiência que deu certo na França e executá-la no Estado, observando as características locais.
Conforme Laisné, é essencial conciliar empreendimentos imobiliários, públicos e privados com o Meio Ambiente. 'Um ponto importante é promover a qualidade de vida dentro das habitações e, para isso, é preciso projetos sustentáveis', enfatizou. Para ele, o Brasil caminha nesse sentido, mas é preciso avançar mais. 'O Brasil deve encontrar o desenvolvimento sustentável em parceria com a população', disse.
(CP, 20/09/2008)