A VCP, empresa do setor de celulose e papel do Grupo Votorantim, é a mais recente companhia brasileira a figurar no índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), que reúne ações das maiores empresas do mundo consideradas as melhores em relação ao desempenho econômico, boas práticas ambientais e sociais.
A VCP torna-se a oitava empresa brasileira a compor o índice e é a única nova integrante brasileira entre 35 convidadas a participar da iniciativa em 2008. Participante pela primeira vez do processo seletivo, a VCP passa a integrar o setor Papel e Florestas, dentro do segmento Materiais Básicos, ao lado da Aracruz.
A avaliação das empresas é feita pela consultoria suíça SAM Group, através da combinação de um questionário dissertativo, cujas respostas devem ser suportadas com documentos de comprovação, e complementado por uma análise com base na mídia e investidores, de modo a avaliar o desempenho econômico, ambiental e social de cada companhia.
Com 20 anos de fundação, a VCP tem uma operação integrada que inclui desde a produção de madeira em florestas plantadas passando pela produção de celulose e papel, até a distribuição de produtos ao consumidor final. A companhia tornou-se referência internacional no uso de água para produção de celulose e, mais recentemente, o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) destacou o programa Poupança Florestal da VCP como um exemplo de combate à pobreza e contribuição para o desenvolvimento humano.
(
Jornal Agora, 19/09/2008)