O deputado Tomás Figueiredo (PSDB) destacou, na sessão desta quinta-feira (18/09) da Assembléia Legislativa do Ceará (AL-CE), a realização da Feira de Agricultura Familiar do município de Santa Quitéria. O parlamentar tucano ressaltou a importância da iniciativa para a segurança alimentar, tema que, segundo ele, está em pauta nas mídias nacional e internacional.
Para o deputado, os programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal não dão conta do problema da fome no Brasil. “Não é simplesmente com distribuição de renda, através de Bolsa Família e Seguro Safra que resolveremos a questão da segurança alimentar”, defendeu. Tomás argumentou que o fomento da produção de pequenos agricultores e a difusão destes produtos entre os comerciantes locais é o que de fato proporcionam preços mais justos à população.
O parlamentar entende que a agricultura familiar é o pilar da segurança alimentar. ”Por isso, deve ser estimulada pelas administrações municipais do Interior, onde estão os assentamentos agrícolas e as famílias que plantam em minifúndios”, disse. “A feira realizada em Santa Quitéria incentiva a criação de ovinos, caprinos e de aves, e o artesanato, valorizando o trabalho do pequeno agricultor”, detalhou.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 18/09/2008)