A governadora Yeda Crusius esteve reunida com o presidente da organização não-governamental italiana Centro Europa Scuola Educazione Società (Ceses), Giovanni Polliani, na tarde desta quarta-feira (17/09), no Palácio Piratini, para o estabelecimento de uma parceria que viabilizará o projeto de recuperação e valorização da cultura caingangue no Estado.
Implantada em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais e a Escola de Saúde Pública do RS (ESP), a ação conta com o apoio italiano para atender à comunidade indígena inhacorá, no município de São Valério, próximo a Ijuí, onde residem cerca de mil índios caingangues. A iniciativa prevê desde a catalogação do patrimônio cultural existente até o fomento ao desenvolvimento econômico e social sustentável da comunidade.
Para governadora, o projeto vem ao encontro das necessidades da comunidade indígena. "O indígena possui uma cultura própria e, por não estar acostumado a hospitais, precisa ter acesso à saúde pública de uma forma diferenciada", salientou. A iniciativa é pioneira e tem respaldo da Embaixada Italiana no Brasil. "É um auxílio inestimável em relação a uma comunidade que tem índices de saúde muito frágeis", disse Yeda.
Com sede em Milão, o Ceses foi fundado em 1989, por Giovanni Polliani, e atua nas áreas de educação e saúde, preservando as origens culturais das comunidades atendidas.
O Projeto
Firmado em 2003, entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e o Ceses, e em parceria com a Unijuí e a PUCRS a partir de 2007, o projeto passou a ser coordenado pela ESP sob a direção de Sandra Vial. Dentre as ações previstas, estão também a melhoria do ensino e da formação profissional, com valorização da arte tradicional, e abertura de canais para o comércio dos produtos típicos locais.
A atuação será realizada em várias frentes na qualificação da comunidade, através da criação de laboratórios para o desenvolvimento da arte tradicional, da escrita, da pintura, da cerâmica e de objetos, na criação de um centro cultural e no fomento à geração de renda.
(Governo do Estado, 18/09/2008)