Mais de 200 estudantes da Escola Estadual Ceará, no Bairro Teresópolis, participaram ontem (18/09), do lançamento do Programa de Biomonitoramento da Qualidade do Ar, uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Todos os alunos da escola serão envolvidos no processo de biomonitoramento, sendo que 16 deles, de 5ª a 8ª séries, receberam informações da Equipe de Educação Ambiental da Smam para cuidar das mudas de árvores que ficarão na escola, acompanhando o processo de desenvolvimento das plantas, de forma a identificar alterações.
Biomonitoramento - O programa consiste na utilização de plantas para avaliar a presença de poluentes no ar. Nas análises, serão utilizadas como bioindicador a Psidium cattleyanum, espécie arbórea nativa do Brasil, conhecida como araçá. As unidades utilizadas terão idade em torno de um ano e altura de aproximadamente 30 centímetros. Serão expostos três araçás em cada uma das dez estações amostrais. O período total de exposição de cada trio de mudas será de três meses.
Com o trabalho, será possível definir áreas prioritárias para estudos dos principais poluentes, possibilitando ao município propor medidas mitigadoras. "Os pontos escolhidos estão distribuídos em toda cidade, próximo às grandes avenidas, e as mudas receberão análise quanto a alterações na aparência, acúmulo de matéria e frutificação, além da análise bioquímica, invisível a olho nu", explica o titular da Smam, Miguel Wedy.
Estiveram presentes no lançamento oficial representantes da Associação de Moradores do Bairro Teresópolis, pais de alunos, a diretora Leila Iabell e o professor da Ufrgs, Armando Molina Júnior, que coordena o projeto juntamente com o engenheiro químico da Smam, Fabiano da Fontoura.
O ato encerrou-se com o plantio de uma muda de Fícus, após as apresentações do Grupo de Projeção Folclórica da Escola Ceará.
(Prefeitura de Porto Alegre, 18/09/2008)