Na próxima terça-feira (23/09), a série Diálogos de Convergência debaterá, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, o tema Hidrovias e Portos como Fatores do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul. No dia 24 será debatida a Gestão de Recursos Hídricos - Agência de Regulação Hidrográfica
O deputado Nelson Härter (PMDB), natural da Região Sul do Estado, salientou a importância destes Diálogos de Convergência sobre portos e hidrovias. "A importância é que nós vamos reativar um modal de transportes importante para o Sul do estado, que é a hidrovia através da Lagoa dos Patos e com a perspectiva do aproveitamento da Lagoa Mirim. Agora, efetivamente, nós vamos dar passos concretos neste sentido", frisou Härter. "O que nós queremos com estes Diálogos é encontrar alternativas para que se possibilite uma melhor infra-estrutura, com dragagens, sinalização e novos portos que podem ser viabilizados", finalizou o parlamentar.
O gerente de Regulação Portuária da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e um dos participantes do encontro do dia 23, Fernando José de Pádua Costa Fonseca, destacou que a agência irá apresentar as intervenções que estão sendo realizadas e previstas para as hidrovias no Rio Grande do Sul.
Fonseca destacou que sua gerência atua como reguladora, estabelecendo normas e fiscalizando as atividades que são desenvolvidas nos portos, e que os investimentos na área portuária são realizados através da Secretaria dos Portos, enquanto que no caso das hidrovias, a alocação de recursos é atribuição do Ministério dos Transportes.
"O Rio Grande do Sul, em relação a outros Estados brasileiros encontra-se em situação melhor no que se refere às hidrovias, mas é evidente que novos investimentos sejam feitos", concluiu Fonseca.
Programação
Hidrovias e Portos como Fatores de Desenvolvimento Econômico e Social.
Dia 23/9, das 8h30 às 13h, no Plenarinho da AL.
Abertura: presidente da Alergs, deputado Alceu Moreira (PMDB).
Participantes: Representantes da ANTAQ - Fernando Fialho (Diretor-geral), Almirante Murilo Barbosa (Diretor), Adalberto Tokarski (Gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior) e Fernando Fonseca (Gerente de Regulação Portuária); Frente Parlamentar de Portos e Hidrovias; Secretaria de Infra-estrutura e Logística; Comitê Pró-Porto RS.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 18/09/2008)