O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), vai dar início ao processo de titulação de terrenos concedidos através do antigo projeto "João de Barro", criado no final da década de 80. Por solicitação do deputado estadual Mauro Savi (PR), que pediu celeridade no procedimento, o processo de titulação terá início em Diamantino, no bairro Jardim Primavera.
Representantes dos moradores, acompanhados do assessor parlamentar, Dalton Vasconcellos, se reuniram nesta quarta-feira (17/09) pela manhã com o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, para discutir a situação do loteamento. Segundo os moradores, existem 50 casas no local.
Segundo Afonso Dalberto, esta é a primeira vez que moradores procuram o Intermat para fazer a regularização dos terrenos. “A decisão já está tomada, vamos trabalhar em cima disso”, garantiu ao ressaltar que já vai solicitar da equipe técnica do Intermat um estudo da área para dar início ao processo.
“Vamos titular e ver se é possível fazer com que o título já saia no nome do atual proprietário do terreno. Como as casas não foram construídas por meio de financiamento, é possível tentar fazer dessa forma?, avaliou o presidente do Intermat. Para os moradores, conseguir a escritura do terreno é um sonho antigo que poderá ser realizado em breve.
O deputado Mauro Savi recebeu os representantes dos moradores em seu gabinete e se dispôs a ajudar no que for necessário para viabilizar a regularização da área. Da mesma forma, o parlamentar vai solicitar que o Intermat inicie o processo de titulação dos terrenos em outros municípios que foram contemplados com o antigo projeto “João de Barro”, a exemplo de Rondonópolis e Rosário Oeste.
(Por Marcia Raquel, AL-MT, 17/09/2008)