Sob palmas e gritos, o avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou o aeroporto de Pelotas à 0h11min. A comitiva desembarcou do Boing 737 da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Sucatinha, à 0h25min.
O ex-governador Olívio Dutra, o deputado federal Henrique Fontana (PT), prefeitos e candidatos a prefeito da região cumprimentaram o presidente na pista do aeroporto e posaram para fotos. O presidente também cumprimentou no portão do aeroporto dezenas de petistas que o aguardavam desde as 21h.
Lula chegou à Charqueada Santa Rita à 0h50min, a bordo de um Ford Focus preto, o segundo dos 10 carros do comboio. De dentro do carro, abanou para as nove pessoas que esperavam do lado de fora da pousada, onde o presidente se hospedou.
Pousada ofereceu lareira e jantar na madrugada
Os organizadores da viagem de Lula pediram que a Charqueada mantivesse acesas as duas lareiras dos ambientes para que o presidente recebesse seus convidados na madrugada de hoje. Os termômetros marcavam 11ºC.
Antes de descansar na suíte 2 da pousada, Lula deveria gravar participações para candidatos petistas a prefeituras da região, como Fernando Marroni, de Pelotas, e Dirceu Lopes, de Rio Grande. Mais tarde, ainda deveria participar de um jantar em um salão próximo à margem do Arroio Pelotas. A chef Irene Vianna havia preparado uma mesa para 30 pessoas. Todos os compromissos foram cancelados em razão do horário.
As seis suítes da pousada seriam ocupadas por membros da comitiva presidencial, entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, passassem a noite na Charqueada.
A área da pousada foi guarnecida por homens do Exército, da Brigada Militar e da Polícia Federal. Inicialmente, Lula chegaria às 22h, mas sua agenda sofreu atrasos, e o presidente embarcou rumo ao Estado às 21h30min.
(Zero Hora, 18/09/2008)