O projeto de construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) nas localidades de Linha Jacinto e Linha Aparecida, com investimento de R$183 milhões, foi apresentado, na tarde desta terça-feira (16), pelo presidente da Cooperativa de Geração de Energia Rio da Várzea (Coogerva), Elemar Battisti, à governadora Yeda Crusius, em audiência no Palácio Piratini. Battisti também anunciou a doação de uma ponte sobre o Rio da Várzea, no valor de R$ 5 milhões, para o Estado.
As duas PCHs deverão gerar 42 megawatts (MW) de potência, sendo 25 MW por Linha Aparecida, e 17 por Linha Jacinto. As duas centrais reunirão energia para abastecer o equivalente a uma cidade de 180 mil habitantes. Já a ponte a ser doada ao Estado ligará as cidades de Rodeio Bonito e Liberato Salzano. A obra, de 306 metros, diminuirá a distância entre Frederico Westphalen e Erechim em 100 quilômetros, aproximando as regiões Norte, Médio Alto Uruguai e Produção.
A governadora Yeda Crusius ressaltou a importância da iniciativa para a região e a harmonia entre todas as partes envolvidas. "É uma grande obra, em uma região que precisa de impulso para ser desenvolvida. Vai fomentar toda a indústria desta macrorregião. Estou muito feliz com este investimento, que é também uma obra social", disse a governadora, salientando o trabalho desenvolvido entre cooperativas, autoridades regionais e o governo do Estado.
A Coogerva é formada por cinco cooperativas: Creluz (Pinhal), Cooperluz (Santa Rosa), Creral (Erechim), Certel (Teutônia) e Coprel (Ibirubá). Também estiveram presentes na audiência o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, o secretário-adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Edmundo Fernandes da Silva, os prefeitos de Liberato Salzano, Gelson Galli, de Rodeio Bonito, Sady Accadrolli, e de Novo Tiradentes, Gilberto Mori, o deputado federal Vilson Covatti e a deputada estadual Silvana Covatti.
(Governo do Estado, 17/09/2008)