Em uma ação conjunta, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Corpo de Bombeiros do Pará conseguiram levar de volta ao mar uma baleia que ser perdeu em rios da região de Viseu (368 km de Belém).
As equipes fizeram um cerco com barcos ao redor do mamífero e o conduziram até a foz do rio. A espécie não foi identificada. O animal, cujo habitat é o mar, foi visto pela primeira vez na sexta-feira (12) por ribeirinhos da Comunidade do Giz, segundo informações do Ibama.
De acordo com relatos de moradores da região, a baleia aparentavam ter aproximadamente oito metros de comprimento e, a princípio, encalhou. Mas conseguiu se livrar graças à ajuda de um grupo de ribeirinhos que a empurraram o animal para a parte mais funda do rio.
A operação montada para retirar o mamífero do rio precisou aguardar até que a maré ficasse cheia. Veterinários do Ibama dizem acreditar que o mamífero pode ter se desviado para águas doces na busca por cardumes ou por ter sido empurrada por correntes marítimas.
(
Folha Online, 17/09/2008)