Última a discursar no Plenário nesta quarta-feira (17/09), a senadora Marina Silva (PT-AC) elogiou o lançamento no último dia 7, pela Rede Globo, do Portal Amazônia na Internet (www.portalamazonia.com). Na opinião da senadora, o portal servirá como instrumento auxiliar de controle e participação social da região, pois monitora o desmatamento na Floresta Amazônica, por meio de dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Marina Silva elogiou também outro lançamento da emissora, o Mapa Interativo Amazônia. De acordo com ela, esse mapa exibe os últimos dados do Inpe sobre queimadas e desmatamentos na região, com base no Sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) e no Sistema Queimadas, que fornece dados sobre focos de incêndio em todo o país.
- O Mapa Interativo Amazônia é instalado no Orkut e permite que o usuário registre o seu protesto contra cada queimada ou foco de desmatamento que foi identificado. Ao protestar, o usuário está mostrando ao mundo sua insatisfação com a destruição da floresta. Apesar de seu protesto não ser um registro formal, ele é uma forma de pressionar para que medidas sejam tomadas contra a devastação da Amazônia - disse.
Depois de dez dias de funcionamento, informou a senadora, foram registrados mais de 11 milhões de protestos de internautas.
Fundo Verde
Marina Silva aproveitou para defender projeto de sua autoria (PLS 53/00) que estabelece o "FPE Verde", já aprovado pelo Senado. De acordo com a senadora, o projeto cria uma reserva do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para compor um fundo cujos recursos seriam destinados proporcionalmente às unidades de conservação federal e às terras indígenas, como forma de compensar aqueles estados que têm grandes áreas preservadas, como Roraima, Amapá, Acre e Amazonas.
A senadora pediu para o presidente da Câmara colocar o projeto em votação, pois os recursos poderão financiar programas de desenvolvimento sustentável, de manejo florestal, serviços ambientais e recuperação de nascentes, por exemplo.
(Agência Senado, 17/09/2008)