Para verificar as dificuldades enfrentadas pelos moradores da Vila Agrovet, bairro Agronomia, em Porto Alegre, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre visitou a comunidade na manhã desta quarta-feira (17/09), acompanhada de órgãos da prefeitura. A pavimentação nas ruas e o tratamento de esgoto foram as principais reivindicações feitas pelos residentes.
De acordo com a moradora Ana Zuffo, delegada do Orçamento Participativo, as demandas da comunidade já foram solicitadas nas reuniões do OP. “No entanto, aguardamos há quase dez anos pelas obras e estruturas”, lamentou. Cerca de 160 famílias residem no terreno pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O engenheiro do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Agnelo Chiodo, explicou que a prefeitura precisa desmembrar os lotes das famílias e regularizar a vila para depois começar as construções. “A rede de esgoto será feita quando as obras do Programa Integrado Sócio-Ambiental finalizarem”, informou.
As obras do projeto em questão - que prevê elevar o tratamento dos esgotos em Porto Alegre de 27% para 77% -, passam pela Vila Agrovet. Entretanto, a execução está parada há oito meses. “Houve quebra de contrato entre a prefeitura e a construtora. Agora, precisamos aguardar a retomada dos trabalhos para começar o nosso”, complementou Chiodo.
Conforme o presidente da Comissão, vereador Guilherme Barbosa (PT), a Cedecondh continuará acompanhando as tratativas da comunidade com a prefeitura e fiscalizará as ações dos órgãos municipais. “Precisamos ficar atentos e auxiliar a comunidade no que for necessário”, argumentou. Representantes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e do Centro Adminsitrativo estiveram presentes na visita.
(Por Ester Scotti, Ascom CMPA, 18/09/2008)