Usando a tribuna na sessão vespertina desta terça-feira (16/09), o deputado Ademir Brunetto (PT) informou que nos últimos dias percorreu vários municípios no Alto e Baixo Araguaia. Segundo ele, durante esta vasta agenda parlamentar, pode mais uma vez constatar que todos os assentamentos visitados há grave problema de falta de água. “100% dos assentamentos rurais estão passando por este problema e não é só lá no Araguaia, não, mas em todo interior do Estado”.
Brunetto lembrou ter feito uma indicação do governo no sentido de se criar uma patrulha para realizar perfuração de poços artesianos por meio da Metamat (Companhia Mato-grossense de Mineração).
Em aparte, o deputado Wagner Ramos (PR), cuja base eleitoral é da região do Médio-Norte, também reiterou a preocupação com a falta de água nos assentamentos de pequenos produtores. Ele solicitou ao presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo (PR), que convoque os parlamentares no sentido de discutir a questão com a Metamat e também com o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso).
(Por Jaime Neto, Secretaria de Comunicação AL-MT, 16/09/2008)