O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Corpo de Bombeiros do Pará estão tentando levar de volta ao mar uma baleia que se perdeu em rios da região de Viseu (368 km de Belém).
Técnicos do órgão federal estiveram na área nesta terça-feira(16), mas a maré estava muito baixa para que o barco de apoio pudesse chegar até onde a baleia, de espécie ainda desconhecida, foi vista. A idéia é levá-la de volta na embarcação.
Ainda não se sabe como nem porque o mamífero alcançou os rios.
Uma das hipóteses é que tenha se perdido de seu grupo.
A baleia virou atração na região, cercada por comunidades ribeirinhas. Quando a maré está baixa, e seu dorso aparece sobre a água, moradores tentam tocá-la ou segui-la. O animal fica preso por alguns momentos e depois some na água.
O mamífero foi visto pela primeira vez no domingo. Desde então, afirmou Marli Santana, dona de um restaurante a aproximadamente 8 km da região em que a baleia tem aparecido,
há "um movimento muito grande" na área.
"Fica uma coisa de tirar fotografia, de filmar. É muito barco ali. Acho que isso a deixa assustada", afirmou. Santana disse que ouviu relatos de que o animal está ferido, pois raspa o corpo no leito do rio com freqüência. "Vai ser difícil tirá-la daqui, porque às vezes a água baixa muito e nada passa."
Como a área é isolada e não tem sinal de celular, até a publicação desta matéria o Ibama e o Corpo de Bombeiros não sabiam dizer se a operação de resgate havia sido concluída.
A situação lembra o caso da baleia minke que encalhou em um afluente do rio Tapajós, também no Pará, em novembro do ano passado.
Após se transformar em atração turística e ser agredida, ela acabou morrendo. Uma das suspeitas à época é que ela tenha deixado o Oceano Atlântico por estar doente.
(Por JOÃO CARLOS MAGALHÃES,
Agência Folha, 16/09/2008)