Especialista gaúcho participa de congresso mundial sobre resíduos
Um gaúcho estará entre os participantes do Congresso Mundial da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa, sigla em inglês) deste ano, considerado um dos principais fóruns para a discussão sobre o destino de resíduos no planeta.
Oevento, a ser realizado de 3 a 6 de novembro em Cingapura, na Ásia, apresentará uma pesquisa do tecnólogo em saneamento ambiental Edison Luis Castro Martins, 39 anos, realizada como trabalho de conclusão do curso de graduação na área – O Panorama da Disposição dos Resíduos Sólidos Domiciliares nas cidades do Estado do RS.
Formado no Centro Federal de Educação Tecnológica, de Pelotas, Martins pesquisou como os municípios gaúchos lidam com o seu lixo. Ele constatou que o Estado é carente no que diz respeito ao que pode ser reciclado, uma vez que apenas 26% dos municípios gaúchos realizam a coleta seletiva – no país, o índice é de 65%.
Mas para apresentar o relatório aos participantes do encontro, o especialista ainda espera auxílio de alguma empresa ligada à área para ajudar a custear a viagem à Ásia. Contatos podem ser feitos por meio do endereço de e-mail elmartinez@globo.com.
(Zero Hora, 17/09/2008)