Graças às melhoras que promoveu em seu programa de reciclagem de lixo eletrônico na Índia, a Nokia reconquistou a liderança do ranking do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace, que teve sua nona edição lançada nesta terça-feira. A empresa líder no mercado de celulares marcou sete pontos em 10 possíveis. A última vez que ela esteve no topo do ranking foi na quinta edição do Guia, em setembro de 2007.
Na edição anterior, de junho de 2008, a Nokia estava em terceiro lugar, atrás das líderes Sony e Sony Ericsson. Hoje, essas duas últimas estão em quarto e quinto lugar, ambas com 5,3 pontos.
"A maior parte das marcas está respondendo bem aos critérios mais rígidos do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace em relação a programas de reciclagem e ao uso de substâncias tóxicas nos aparelhos, além do novo critério de energia. Os principais pontuadores no critério de eficiência energética são a Apple, Nokia, Sony Ericsson e Samsung. A Toshiba é outro bom exemplo, tendo melhorado sua política em relação ao clima", afirma Iza Kruszewska, da campanha de tóxicos do Greenpeace International.
A Fujitsu Siemens Computers pulou para o terceiro lugar no ranking - estava em 15o. na edição passada, de junho -, com 5,5 pontos. A empresa finalmente estabeleceu 2010 como data limite para eliminar o PVC e todos os retardantes de chamas a base de brominato (BFR, na sigla em inglês) de sua linha de produtos.
Até agora, nenhuma empresa conseguiu produzir um computador livre de retardantes e PVC. Algumas lançaram recentemente novos produtos com quantidades reduzidas dessas substâncias. Na semana passada, Steve Jobs anunciou a nova linha de iPods da Apple livres de PVC, mercúrio e retardantes de chamas.
"Vemos isso tudo como um passo positivo da Apple rumo ao seu compromisso para eliminar essas substâncias tóxicas de todos os seus produtos até o final de 2008. Estamos desapontados com a obsolescência embutida dos novos iPods - os altos custos de reposição das baterias encorajam a compra de um novo aparelho", avalia Kruszewska.
A Philips é uma das empresas com a menor pontuação em reciclagem e lixo eletrônico, ficando na 12a. posição com 4,3 pontos. Na lanterna do ranking está a Nintendo, com 0,8 pontos.
(Greenpeace, 16/09/2008)