A Câmara de Representantes americana aprovou hoje um projeto que autoriza a prospecção petrolífera em zonas próximas à costa dos Estados Unidos. A prospecção foi aprovada com 236 votos a favor e 189 contra. Logo após a divulgação do resultado, a presidente da Câmara Baixa, Nancy Pelosi, disse que a iniciativa "marca uma nova direção na política energética" do país.
O projeto apresentado pela maioria democrata daria aos estados banhados pelo Atlântico e o Pacífico a possibilidade de permitir que se realize essa prospecção a uma distância de 50 a 100 milhas do litoral. A iniciativa indica que além dessas 100 milhas, a prospecção petrolífera seria totalmente livre.
Além disso, solicita que o Governo libere 70 milhões de barris de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo e outorga créditos tributários em casos de uso de energia renovável e eficiência enérgica. Esses créditos seriam financiados mediante a derrogação de isenções tributárias outorgadas à indústria petrolífera. A medida ainda deve ser debatida pelo Senado, e o presidente George W. Bush advertiu que a vetará se for aprovada pelo Congresso.
(Efe, Terra, 17/09/2008)