A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) venceu o 16º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Controle Ambiental, com o case "Estratégias Ecotoxicológicas para Caracterizar Áreas Contaminadas como Medida de Risco à Saúde Populacional (Ecorisco Saúde)", elaborado pela bióloga Vera Maria Ferrão Vargas, chefe de Pesquisas Ambientais da Fepam.
O Prêmio Expressão de Ecologia surgiu em 1993, um ano após a Rio Eco-92, e consolidou-se ao longo dos anos como a maior premiação ambiental da região Sul. A edição de 2008 teve o recorde histórico de 164 projetos participantes, a maior marca de inscrições em uma única edição dos 16 anos de existência do prêmio. Prova que o sucesso da premiação é um reflexo do aumento da consciência do setor produtivo sulista, que cada vez mais está inserindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável entre os seus objetivos estratégicos.
Os cases vencedores do 16º Prêmio Expressão de Ecologia serão retratados no anuário Expressão de Ecologia 2008. Essa tradicional edição de ecologia, que estará em circulação a partir do mês de novembro, vai apresentar um panorama completo sobre as iniciativas em prol do meio ambiente na região Sul e os atuais debates acerca da questão ambiental.
Os vencedores serão homenageados em cerimônia de premiação que será realizada também em novembro, em data a ser divulgada.
(Fepam, 16/09/2008)