“Vivemos hoje uma crise, nossos padrões de vida são incompatíveis com o Meio. Temos um quadro insustentável e não há como reverter, mas podemos diminuir”, afirmou Washington Novaes durante o 13º Encontro Brasil em Debate.
A palestra aconteceu na segunda-feira (15), na Assembléia Legislativa de SC, em Florianópolis, com o tema: “Limites da sustentabilidade no Brasil e no mundo”.
Jornalista há 52 anos, premiado nacional e internacionalmente, Novaes apontou os riscos das mudanças climáticas como o problema central da humanidade: “Estas mudanças junto com a insustentabilidade nos padrões de produção e de consumo, que estão além da capacidade de produção da biosfera, ameaçam a sobrevivência da espécie humana”.
O jornalista fez um breve panorama da situação atual do Brasil e do mundo, identificou os principais problemas ambientais e divulgou o que ainda é possível ser feito, além de apontar os motivos que impedem o homem de agir: “As questões ambientais são muito ameaçadoras para quem as adotam, principalmente para os empresários, pois os riscos de perda, em relação à concorrência, são muitos”.
Apesar de ser conhecido por dar enfoque ao meio ambiente durante sua trajetória profissional, Washington Novaes não se diz jornalista ambiental: “não sou especializado em meio ambiente, sou apenas jornalista. E é como cidadão que tenho a obrigação de mudar a visão de mundo”.
O evento foi transmitido ao vivo pelo site do Legislativo catarinense e terminou às 21h sob muitos aplausos.
(Cibelly Favero, AmbienteJÁ, 16/09/2008)