“Tudo o que o ser humano faz tem impacto no meio físico. É como uma família que gasta mais do que o seu orçamento”. Com essas palavras, Washington Novaes, 13º convidado do programa "O Brasil em Debate na Assembléia Legislativa", direcionou a entrevista concedida à imprensa catarinense na tarde desta segunda-feira (15/09), na Casa Parlamentar.
O jornalista abordou o tema “Limites da Sustentabilidade no Brasil e no Mundo”: as mudanças climáticas e os padrões das condições insustentáveis do consumo.
Com 52 anos de jornalismo, Novaes diz não ser especializado em meio ambiente nem tampouco um ambientalista. Para ele “isto é segmentar o tema. Um dos ângulos mais dramáticos está em achar que o meio ambiente está isolado. Falar em jornalismo ambiental é uma forma de manter o assunto separado”.
O jornalista acredita que é impossível tratar de qualquer assunto, seja qual for o foco - política, educação, sociedade, economia, cultura – sem tratar também dos impactos desses no meio ambiente. “Ele (o meio ambiente) tem que estar em tudo. Tem que ser trazido para o meio”.
Entretanto, Washington reconhece que para isso, é preciso mudar o comportamento geral de todos os setores da sociedade. “Não é só uma questão jornalística, mas de visão de mundo”. Segundo ele, essa é uma questão ameaçadora para todos os segmentos sociais, seja político, econômico ou qualquer outro, “porque, se for levado a sério, tem que se mudar tudo em que já se acredita”, conclui.
(Por Evelise Nunes, AL-SC, 15/09/2008)