Como forma de ajudar a encontrar caminhos concretos para a viabilidade do crescimento econômico brasileiro e estabelecer um planejamento estratégico para as próximas décadas, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado realiza, nos dias 26 e 27 de novembro, um simpósio que irá discutir quatro temas considerados vitais para o país: energia elétrica, saneamento básico, transportes e telecomunicações.
O primeiro simpósio sobre o tema a ser realizado pela CI, denominado Desafios para um País Emergente: Infra-Estrutura e Logística no Brasil, irá reunir, em seis painéis, autoridades do setor público e representantes da iniciativa privada. O evento será realizado no auditório Petrônio Portela.
Para o presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), a infra-estrutura é condição básica para qualquer país crescer e prosperar de forma sustentável, a começar pela garantia de oferta de energia elétrica para as indústrias e cidades, além da construção de redes de transmissão. Da mesma forma, observou, também é fundamental garantir condições para o escoamento da produção, principalmente no caso brasileiro em que há predominância do modal rodoviário em detrimento do ferroviário e do hidroviário, observou o senador.
Marconi Perillo afirmou ainda que o simpósio discutirá sugestões para que todos os municípios tenham acesso às redes de telefonia fixa e móvel, além da expansão do transporte aéreo por meio da criação de aeroportos capazes de formar uma rede necessária à interiorização das linhas aéreas.
Programação
O simpósio será aberto no dia 26, às 9h30, pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves. Logo em seguida à abertura, será realizado o painel de debates sobre Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental, Hidrovia. Foram convidados para tratar desse tema a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff; o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Fialho; e o presidente da Vale Mineradora, Roger Agneli.
Os outros cinco painéis da programação abordarão os seguintes temas: Transporte e Logística; Energia e Fontes Renováveis; Investimentos Público-Privados; Marcos Regulatórios e Infra-estrutura Aeroviária; e Telecomunicações e Desenvolvimento Tecnológico. Para o simpósio, foram convidados também os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; dos Transportes, Alfredo Nascimento; de Minas e Energia, Edison Lobão; e das Comunicações, Hélio Costa.
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 15/09/2008)