O maior incêndio do ano no Distrito Federal está sob controle. Uma força de 22 militares atua agora na área próxima à colônia agrícola Nova Betânia, em São Sebastião, para apagar os últimos focos. O fogo, que consumiu uma área de 2 mil hectares – cerca de 2 mil campos de futebol - já vinha sendo combatido pelos bombeiros desde a manhã do último sábado (13/09).
O final de semana foi tumultuado para os batalhões de incêndio. Ao todo, foram 128 focos. Embora o número total de casos em todo ano tenha sido 22% menor que em 2007, setembro tem sido um mês cheio. Em apenas 15 dias, já foram registrados 830 casos, contra pouco mais de mil casos contabilizados em todo o mês no ano passado.
No entanto o incêndio de São Sebastião não foi o pior caso do ano em prejuízo ambiental. Segundo o Tenente do 4º Batalhão de Incêndios Florestais, Herlânio Gonçalves, a área era constituída predominatemente de pastagens. Com relação a danos ambientais o incêndio na área da Marinha, perto da BR-040, foi pior. Cerca de 1.570 hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo na região que concentra grande diversidade de espécies do Cerrado.
O brasiliense e os bombeiros, no entanto, podem respirar aliviados, pelo menos nos próximos dias. O Intituto Nacional de Metereologia (Inmet) prevê pancadas de chuvas isoladas nesta segunda (15/09) e terça-feira (16/09) . A umidade relativa do ar, que na semana passada chegou a 12%, deve variar entre 20% e 70%.
(Correio Braziliense, 15/09/2008)