Projeto do instituto em parceria com a Embrapa deve levar pesquisadores a campo para conhecer melhor a realidade dos desmatamentos e os setores responsáveis pelos focos
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciaram nesta última sexta-feira (12) um projeto que vai qualificar os dados de desmatamento produzidos pelo Inpe. De acordo com esse projeto, a Embrapa vai atuar em campo, validando os dados.
Segundo o Inpe, já é possível saber quanto e onde há desmatamento e a parceria entre as instituições vai permitir saber também quais são as atividades econômicas responsáveis pela destruição da floresta.
Segundo a Embrapa, a primeira reunião entre os institutos aconteceu em julho, com a presença dos diretores das instituições, de pesquisadores da área e do ministro da agricultura, pecuária e abastecimento, Reinhold Stephanes, seguidos de outros dois encontros onde se definiu as principais questões da iniciativa. O projeto oficial deve ser apresentado ainda este mês.
(Amazonia.org.br, 15/09/2008)