No segundo dia do Fórum Sul-Americano Preparatório para o 5º Fórum Mundial da Água, realizado no edifício do MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai, foram realizadas mesas redondas temáticas divididas em grupos de trabalho com participantes de entidades de governo, sociedade civil, setor acadêmico e usuários dos setores públicos e privados dos dez países da América do Sul. Os temas discutidos foram globalização; evolução da população, imigrações e urbanização; uso do solo e mudanças climáticas. Cada grupo apresentou os problemas atuais e potenciais relacionados com a água, os processos empregados para enfrentar os desafios hídricos e as recomendações sobre estratégias a implantar.
Entre as questões mais comentadas pelos participantes estavam a necessidade de maiores investimentos de recursos financeiros para o acesso à água potável e ao saneamento e a importância da sensibilização das comunidades no que se refere aos recursos hídricos. A representante da Agência Nacional de Águas e presidente da Associación Sudamericana para el Agua (GWP Sudamerica – de acordo com a sigla em inglês) apresentou como uma das prioridades, no grupo que tratou sobre evolução da população, a elaboração de planos nacionais de Recursos Hídricos por todos os países da região, assim como vem trabalhando o Brasil.
Durante as atividades em grupo também houve uma sessão especial para parlamentares que contou com a presença dos senadores brasileiros Leomar Quintanilha e Renato Casagrande, além de senadores do Uruguai, Argentina e Paraguai. Quintanilha destacou o compromisso firmado pelos presentes em fomentar o debate sobre os recursos hídricos nos parlamentos nacionais e regionais, e realizar um levantamento da atual legislação sobre recursos hídricos em seus países, avaliando a necessidade de aperfeiçoamentos.
O objetivo do Fórum foi sintetizar em um único documento as preocupações e expectativas dos diferentes atores envolvidos com os recursos hídricos em toda a América do Sul. Os resultados do evento serão compilados no documento que já vem sendo trabalhado pelos países e depois será levado ao Fórum de Águas das Américas, que se realizará em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, sob a coordenação da ANA. Neste evento, será elaborado um documento que consolidará os processos regionais realizados nas quatro sub-regiões (América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul) e definirá a posição das Américas no 5º Fórum Mundial da Água, a realizar-se em Istambul, Turquia, em março do próximo ano.
O comitê organizador do Fórum Sul-Americano Preparatório para o 5º Fórum, que tem como tema “Conciliar as divisões pela água”, é composto pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Direção Nacional de Águas e Saneamento (DINASA) do Ministério de Habitação e Meio-ambiente do Uruguai.
(Por Thaís Rucker, Global Water Partnership América do Sul, com informações da
ANA, 16/09/2008)