O Governo francês vai instaurar um imposto sobre pratos, talheres, guardanapos e copos descartáveis, já chamado de “imposto piquenique”, para tentar reduzir a produção de resíduos não recicláveis, anunciou o ministro do Desenvolvimento Sustentável, Jean-Louis Borloo.
O ministro salientou que o imposto será incluído na próxima lei de finanças e apenas dirá respeito aos produtos que não possam ser reciclados. Borloo precisou que o imposto pode atingir os 90 cêntimos por quilo de pratos ou de copos em cartão. “Isto é apenas um exemplo. Os valores definitivos ainda não estão decididos”, referiu.
“Já existe um imposto sobre os produtos muito poluentes: detergentes, óleos, pesticidas. Estava previsto que a medida abrangesse outros produtos, como os pratos e os copos em plástico e cartão não recicláveis, para financiar os produtos reciclados”, explicou Borloo. O ministro lembrou que cada pessoa produz, em França, uma média de 360 quilos de resíduos por ano. “É bom começarmos a reduzir o nosso lixo”, considerou o ministro.
(AFP, Ecosfera, 16/09/2008)