Presidente deve anunciar montagem final de outra plataforma no local
A afirmação do presidente de que viria para o lançamento da P-53 surpreendeu empresas e autoridades do Porto de Rio Grande, que acreditavam que a visita não ocorreria. Tanto que o lançamento da P-53 em alto-mar está previsto para sábado. Lula também deve anunciar oficialmente a montagem final de outra plataforma em Rio Grande, a P-55.
No último mês, foi divulgado que o consórcio Quip havia vencido a licitação para o contrato, de quase R$ 1,5 bilhão. O presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, João Touguinha, se tranqüilizou com a notícia, já que a nova plataforma deve absorver os empregos gerados pela P-53.
Outra boa notícia para Rio Grande foi anunciada nesta segunda pela Petrobras. A diretoria da estatal aprovou a contratação de 10 novas unidades de produção de petróleo para as áreas do pré-sal, sendo que os cascos de oito delas serão produzidos no Estaleiro Rio Grande. A licitação ainda será feita.
A decisão era prevista por alguns, mas surpreendeu outros que achavam que o número não chegaria a oito. Uma fonte envolvida nas propostas fala em 5 mil empregos por casco. Como eles serão construídos em série, os empregados devem ser reaproveitados. O dique seco do Estaleiro Rio Grande fica pronto em um ano e foi alugado pela Petrobras por uma década.
(Por Giane Guerra, Zero Hora, 15/09/2008)