Sacolas retornáveis do Wal Mart chegam aos supermercados gaúchos
sacolas ecológicas
walmart
2008-09-16
Sucesso de adesão no Paraná e em São Paulo, sacolas de algodão para clientes BIG, Maxxi Atacado e Nacional chegam em Porto Alegre, região metropolitana e Vale do Sinos
Desde ontem (15/09) os clientes das lojas BIG, Maxxi Atacado e Nacional de Porto Alegre, região metropolitana e Vale dos Sinos, já contam com uma opção sustentável e de baixo preço para carregar suas compras: um lote inicial de 150 mil sacolas retornáveis chegou para 57 lojas da região. A peça é de algodão, mede 50 centímetros de largura por 50 centímetros de altura, resiste a 35kg e será vendida para o consumidor ao preço de R$ 2,00, um dos mais baixos do mercado. O tecido vem na cor natural do algodão – creme –, com impressões em verde nos dois lados: “Eu faço a diferença. Uso Sacola Retornável.”
“Trata-se de um produto desenvolvido após uma avaliação da experiência de compra do consumidor”, explica Daniela De Fiori, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Wal-Mart Brasil. À disposição desde 15 de maio em 33 lojas do Paraná e São Paulo, mais de 100 mil sacolas já foram adquiridas pelos clientes. O próximo passo é distribuí-las para as demais lojas do Estado, Santa Catarina e, em seguida, para o Nordeste e demais Estados do Sudeste.
A sacola retornável foi criada após análise dos resultados do projeto piloto realizado por três meses em Curitiba, no Paraná. Neste período, foram testadas em três lojas várias alternativas para transporte das compras, entre caixas, sacolas de papel e de lona. As sacolas de algodão apresentaram a melhor aceitação dos clientes, principalmente quando avaliam resistência, tamanho e formato para carregar as compras.
Economia
Desde novembro de 2006, o Wal-Mart já utiliza plástico reprocessado na confecção de suas sacolas plásticas de compras, possibilitando uma economia de 30% de resina virgem derivada do petróleo. Em um ano, o Wal-Mart economizou, em petróleo, o equivalente a 1,2 milhão de litros de gasolina.
(Wal-Mart Brasil – Assessoria de Imprensa, texto recebido por e-mail, 15/09/2008)