Votorantim e Safra dão mais um passo para criação de um player global do setor de celulose
celulose e papel
aracruz/vcp/fibria
2008-09-16
A Votorantim e a Arainvest (Safra) informam que foi dado outro passo para a criação da mais importante companhia de celulose do mercado mundial. Os dois grupos, Votorantim e Safra, integrantes do bloco controlador da Aracruz Celulose, ontem firmaram um acordo com o objetivo de definir obrigações para investimento conjunto na Aracruz e na VCP (Votorantim Celulose e Papel S/A).
Pelo acordo, Votorantim e Arainvest concordam em aportar a totalidade das participações societárias que detêm em VCP e em Aracruz, em uma nova empresa holding, da qual cada uma deterá 50% do capital votante.
A intenção de Votorantim e Arainvest é de integrar, em futuro próximo, as atividades da Aracruz e da VCP, formando um “player” global do setor, responsável por cerca de 32% do mercado mundial de celulose de eucalipto. A nova companhia consolidará o Brasil como referência no setor de celulose, com uma produção anual estimada em 6 milhões de toneladas em 2009. A receita combinada das duas empresas nos últimos doze meses encerrados em junho de 2008 foi de aproximadamente R$ 6.3 bilhões.
Segundo José Roberto Ermírio de Moraes, Presidente do Conselho de Administração da VCP: “A transação entre Votorantim e Safra propiciará a criação de mais uma empresa brasileira com liderança setorial mundial, permitindo ao país solidificar o seu potencial de crescimento.”
Carlos Alberto Vieira, Presidente do Conselho de Administração do Banco Safra e do Conselho de Administração da Aracruz, enfatiza: “Os Grupos Votorantim e Safra já eram controladores da Aracruz, onde desenvolveram afinidades e identidades de interesse em relação ao setor de celulose. Ambos os Grupos demonstram, mais uma vez, ilimitada confiança no futuro do Brasil.”
(Assessoria de Imprensa da Votorantim, 15/09/2008)