Levantamento do Ibope realizado em Porto Alegre revela que 63 dos entrevistados consideram grades em áreas verdes solução para reduzir insegurançaA maioria da população de Porto Alegre é a favor do cercamento dos parques e da derrubada do Muro da Mauá. É o que revelou pesquisa feita pelo Ibope com 805 entrevistados, entre os dias 9 e 11, na Capital. Além dos dois temas polêmicos, foram abordados projetos de revitalização do porto e combate à poluição visual.
Na pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS, 63% dos entrevistados posicionaram-se a favor do cercamento. Questionados sobre a segurança dos parques, 41% responderam que os consideram nada seguros, e 52%, pouco seguros.
Sobre o Muro da Mauá, 52% dos entrevistados se mostraram a favor da derrubada, e 36% responderam que são contra. Do total, 78% se posicionaram a favor de um projeto de revitalização da área do porto em parceria com a iniciativa privada. A pesquisa também abordou o projeto Cidade Limpa que visa a combater a poluição visual em São Paulo (SP). A maioria (78%) se posicionou a favor de uma iniciativa semelhante em Porto Alegre.
Em 13 de julho e 3 de agosto, Zero Hora publicou reportagem perguntando aos candidatos ao Paço Municipal se eram contra ou a favor das cercas em parques e se derrubariam o muro.
(Zero Hora, 15/09/2008)