A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb - encerrou, com uma grande ação de fiscalização no dia 5 de setembro último, a Operação Inverno deste ano com o registro de 1.628 veículos a diesel multados por emissão de fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação. Nos três meses de operação, iniciada em junho, foram realizados 21 comandos de fiscalização na Região Metropolitana de São Paulo e no Interior, e 9 campanhas educativas voltadas à conscientização dos motoristas sobre regulagem de motores, em “shopping centers”, festas de caminhoneiros e na área portuária de Santos, com a distribuição de 11.089 folhetos de orientação.
Os veículos a diesel – ônibus, caminhões, caminhonetes e vans – emitem principalmente fumaça preta, formada por partículas tóxicas com dimensões inferiores a 10 microgramas (dez milésimos de milímetro) que podem atingir o trato respiratório superior, provocando irritações e alergias, afetando especialmente crianças, idosos e portadores de afecções cardiorrespiratórias.
Na área industrial, a Operação Inverno se estendeu ao Pólo Petroquímico de Cubatão, na Baixada Santista, com a intensificação da fiscalização e desenvolvimento de ações preventivas de controle, para evitar que a qualidade do ar ficasse prejudicada. Nos dias em que os índices de material particulado apresentaram maior concentração, as áreas internas e as vias de acesso às indústrias foram umectadas e em algumas unidades, principalmente nas indústrias de fertilizantes, houve redução da carga de produção.
Além dos comandos de fiscalização e das campanhas educativas, os técnicos da Cetesb também realizaram programas de capacitação de oficinas mecânicas e em empresas de frotas, orientando sobre manutenção e regulagem dos veículos. A regulagem adequada dos motores diesel diminui o consumo de combustível e prolonga a vida útil do motor, ajudando a melhorar a qualidade do ar.
Durante o período das campanhas, a Cetesb recebeu 5.689 ligações de denúncias pelo Disque Ambiente (0800-113560), sobre veículos que estavam emitindo fumaça preta.
A Operação Inverno 2008, que integra as ações do “Respira São Paulo”, um dos 21 projetos prioritários da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, é desenvolvido nos meses de inverno, quando a falta de chuvas e ventos, junto com o fenômeno meteorológicos conhecido como inversão térmica, faz com que os poluentes fiquem mais concentrados próximos ao solo.
(Por Renato Alonso,
Ascom Cetesb, 12/09/2008)