O WWF-Brasil atua com a Embrapa desde 2002, por meio do programa Pantanal para Sempre, mas com projetos específicos e ações pontuais no Pantanal.O WWF-Brasil e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fecharam um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas por meio do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). A parceria permite às duas instituições fecharem acordos regionais para a realização de pesquisas, estudos, diagnósticos e programas de aprofundamento do conhecimento científico.
O termo de cooperação, publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de agosto, possibilita o planejamento, coordenação e execução de atividades e projetos de pesquisa em agricultura, pecuária, silvicultura e outras áreas afins. Também prevê ações conjuntas nas áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento ecológico e tecnologia de alimentos.
A secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, ressalta a importância da parceria. “A experiência da Embrapa, instituição brasileira reconhecida pelo trabalho científico que desenvolve, será uma valiosa contribuição ao trabalho do WWF-Brasil. Vamos poder atuar juntos na realização de estudos e diagnósticos de impacto, instrumentos essenciais para as ações de conservação ambiental”, destaca.
O WWF-Brasil atua com a Embrapa desde 2002, por meio do programa Pantanal para Sempre, mas com projetos específicos e ações pontuais no Pantanal. Entre os trabalhos desenvolvidos está um estudo realizado em 2005 para mapeamento da cobertura de vegetação no bioma pantaneiro. A instituição de pesquisa também contribui com o projeto apoiado pelo WWF-Brasil na região de Corumbá (MS) e desenvolvido por associações de mulheres pantaneiras, que estão produzindo artesanato a partir do couro de peixe.
“Nos últimos anos, construímos uma relação de parceria com a Embrapa Pantanal. O termo de cooperação estabelece bases mais sólidas para essa relação, ampliando as possibilidades de projetos e ações no Pantanal e também em outras partes do país”, comemora o coordenador do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil, Michael Becker. Ele destaca, como um dos primeiros trabalhos que deverão ser desenvolvidos, a elaboração de novos critérios para uma pecuária sustentável no Pantanal.
Para a execução dos projetos e ações será necessário formalizar convênios de cooperação técnica e financeira – quando ocorre o repasse de recursos financeiros de uma instituição para a outra – ou contratos de cooperação técnica, nos casos em que a parceria se dá por meio de esforços técnicos e materiais conjuntos.
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, atuando com os objetivos de harmonizar a atividade humana, a conservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais renováveis. A instituição integra a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
(Por
WWF Brasil, 12/09/2008)