MANAUS - Convênio de cooperação técnica foi firmado, ontem (13/09), entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia-Sudam e a Secretaria de Pesca e Aqüicultura, tendo como signatários o ministro Altemir Gregolin e o superintendente Djalma Bezerra Mello.
A cerimônia de assinatura aconteceu durante o II Encontro de Pesca e Aqüicultura, dentro da programação paralela da IV Feira Internacional da Amazônia – Fiam, que está acontecendo em Manaus, no Stúdio 5, de Convenções. O ato firmado entre a Sudam e a Secretaria, formaliza um acordo que propiciará ações interativas, em benefício do desenvolvimento da pesca na área amazônica.
Com isto, a Sudam vai disponibilizar o acervo de informações que já possui sobre atividades pesqueiras e a experiência que detêm na área da aqüicultura, além de abrir espaço para incentivar projetos do setor, que deverão ser submetidos à aprovação do Condel/Sudam.
O superintendente Djalma Melo, enfatizou, na ocasião, que o acordo entre as duas instituições seqüência a nova postura da Sudam, de compartilhamento ratificando a convergência do planejamento estratégico da Secretaria de Pesca e Aqüicultura para os estados da Amazônia Legal, com o planejamento estratégico de desenvolvimento da Amazônia, a ser aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sudam, em sua próxima reunião que terá sede em Manaus.
O superintendente informou que a Sudam já disponibilizou 50 kits de equipamentos de informática que serão distribuídos entre as unidades pesqueiras da Amazônia, propiciando dota-las de tecnologia avançada para obtenção de conhecimento e armazenamento de dados.
Com relação ao lago da barragem de Tucuruí informou a criação do laboratório de alevinos e da fábrica de ração, para produção racional de pescado com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia. Serão distribuídos também cerca de 20 mil tanques-redes para pequenos pescadores, em sintonia com o Programa de Inclusão Social.
(Diario do Pará, 14/09/2008)