Aproveitando a visita que fez ao secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes, para entregar o relatório da Comissão da Dívida Ativa do Estado, o deputado Frederico Antunes (PP), recebeu uma verdadeira aula sobre a transformação de casca de arroz em energia.
Na tarde de sexta-feira (12/09), Frederico e Aod ouviram atentamente as explicações do empresário Onélio Pilecco, presidente da Pilecco Nobre, com sede em Alegrete, que detalhou as diversas etapas do processo.
A empresa desenvolve o Projeto Inovação Tecnológica no Processamento da Biomassa Arroz e Floresta, que tem como meta a implantação, por etapas, das energias renováveis auto-sustentáveis tendo como base a utilização das biomassas, com total aproveitamento. O desenvolvimento desta nova tecnologia levou 15 anos de pesquisas e experimentos.
A curiosidade aumentou ainda mais quando Pilecco mostrou três potes contendo o arroz em casca natural, depois com a casca queimada e finalmente em forma de sílica, que será transformada em energia elétrica.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 12/09/2008)