As equipes de emergência da Braskem e da Fepam atenderam, no final da manhã de sábado (13/09), um acidente com vazamento de etanol anidro (puro) ocorrido na área de entrada do Pólo Petroquímico de Triunfo.
Segundo o engenheiro químico da Fepam, Vilson Trava Dutra, o caminhão vinha do município paranaense de Jussara, carregando 34 toneladas do combustível. O motorista, que sofreu escoriações, não conseguiu vencer uma curva e capotou, atingindo o lado oposto da pista. Pode ter havido excesso de velocidade, quando, no local, o máximo permitido é de 60 Km/h. "Seria mais grave se tivesse atingido um veículo que se deslocava no sentido contrário, naquele momento, o que não aconteceu por sorte", diz o engenheiro.
Dutra informou que o caminhão estava a cerca de mil metros de seu destino quando ocorreu o acidente. O técnico da Fepam estima um vazamento de mil litros, 0,5% do total da carga.
De acordo com ele, não houve danos à flora nem à fauna locais, onde se localiza uma área de preservação ambiental. "O etanol é mais degradável do que derivados de petróleo", compara. No entanto, o transbordo da substância demandou muitos cuidados, para evitar risco de novos danos. Esta operação, conforme Dutra, demorou das 14h até por volta das 19h do sábado.
Nesta segunda-feira (15/09), a Fepam espera ter um laudo completo, após a realização do relatório de vistoria, e deverá divulgar a quantidade que vazou.
(Por Cláudia Viegas, AmbienteJÁ, 15/09/2008)