Três explosões seguidas no subsolo assustaram os moradores da esquina das ruas Sousa Lima e Raul Pompéia, em Copacabana (RJ), na manhã deste sábado (13/09). Por volta das 7h30m, segundo relato de moradores, começou a sair muita fumaça dos bueiros, e cerca de uma hora depois, houve uma seqüência de explosões.
Os bombeiros encontraram dificuldades para apagar as chamas, que atingiram uma altura de cerca de 12 metros. Foi preciso cerca de duas horas para que o fogo fosse debelado. Houve correria nas ruas e o trânsito ficou caótico.
No intervalo de dez minutos, entre uma explosão e outra, dois policiais militares do 19º BPM (Copacabana) que foram verificar o incêndio, ficaram feridos. O soldado Marcos foi arremessado contra a grade de um edifício e está com ferimentos leves. Um carro ficou parcialmente destruído pelo fogo e uma banca de jornal foi danificada
De acordo com a Light, as explosões foram ocasionadas pelo rompimento de dois cabos subterrâneos da empresa. O primeiro estrondo aconteceu por volta das 8h30m. Minutos depois, a segunda explosão aumentou as proporções do incêndio, e os bombeiros tiveram que recuar.
Uma cratera foi aberta na Rua Sousa Lima, e o quarteirão ficou sem luz. O trânsito já foi liberado na Raul Pompéia. De acordo com a Light, a Souza Lima, ficará fechada até domingo (14/09), no trecho entre as ruas Raul Pompéia e Nossa Senhora de Copacabana, para agilizar os reparos na rede subterrânea.
(Por Melina Amaral e Isabel de Araújo, O Globo, 13/09/2008)